Entenda o conceito CHA
22/08/2019
QUAL O CONCEITO DO CHA - CONHECIMENTO, HABILIDADE E ATITUDE
CHA é um acrônimo para conhecimento, habilidade e atitudes. Esse é considerado como o tripé das competências, sendo manifestado na forma de pensar, sentir e agir do indivíduo.
O conceito foi proposto em 1996 por Scott B. Parry, no livro "The quest for competencies" e, desde então, é aceito como uma das definições de competências.
Vamos entender melhor cada um dos elementos que o compõe.
CONHECIMENTO
O conhecimento é o saber.
É o que as pessoas aprendem nas escolas, nas universidades, nos livros, no trabalho e, especificamente, em suas vidas.
O ser humano sabe muitas coisas e aprende cada vez mais no decorrer dos dias, porém, raramente usa o que sabe.
HABILIDADE
A habilidade é o saber fazer.
É tudo o que de fato é aprendido e utilizado no decorrer da vida. É colocar em prática o que se tem de teoria.
São, basicamente, os arquivos pessoais do dia a dia de cada um.
ATITUDES
A atitude, por sua vez, é o que leva as pessoas a decidirem se irão ou não exercitar as habilidades de determinados conhecimentos.
Ou melhor dizendo, é o querer fazer.
As atitudes precisam ainda de foco para que os conhecimentos e habilidades entreguem resultados para os objetivos esperados.
O CHA NA GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Vamos pensar no CHA como uma ferramenta útil e valiosa para as empresas.
Imagine que determinada organização tenha uma posição para a área comercial, o que exige muita responsabilidade e também autonomia.
Como estamos falando de uma vaga bastante desejada, são muitos os candidatos que se lançam para ocupar o cargo e, em consequência, os currículos chegam aos montes.
Um deles é o do João, que tem uma formação pertinente à vaga, mas nunca atuou na área.
Podemos dizer que ele domina a letra C do termo CHA e que, por isso, ainda precisa desenvolver as demais.
Talvez esse seja um indicativo de que não é o profissional mais adequado para assumir a função, concorda?
Em geral, quem trabalha na área de recursos humanos muito se favorece dessa análise.
Não por acaso, trata-se de um filtro muito comum em processos seletivos.
Mas e depois, no dia a dia da organização, que se transforma o tempo todo, como saber se os seus funcionários dominam os três elementos do CHA?
É para isso que serve a avaliação de desempenho.
Esse recurso funciona como um desdobramento do CHA e, se aplicado de forma correta, permite a compreensão da real dimensão do significado da competência em cada indivíduo.
Com essa análise, é possível, então, identificar quais são os pontos fracos do profissional e, em resposta, contribuir com a sua evolução, seja por meio de treinamentos ou outra abordagem.
Mas o contrário também é verdadeiro.
As competências excepcionais reconhecidas no funcionário podem ser melhor exploradas, em prol do seu crescimento individual e coletivo.
Esse comportamento, que está relacionado à gestão de pessoas é, portanto, muito favorável para o desenvolvimento organizacional.
Uma inegável contribuição do CHA para qualquer empresa.
Fonte: https://www.slacoaching.com.br/artigos-do-presidente/conhecimento-habilidades-e-atitudes