Conquistar a Equipe para Conquistar Resultados
26/07/2019
Porque conquistar e não impor?
--> O funcionário é um colaborador da empresa no alcance dos objetivos organizacionais.
--> É o funcionário que atua mais diretamente para o crescimento do seu negócio.
--> Quanto mais o empresário investe na capacitação da sua equipe e no reconhecimento dos esforços para o alcance das metas, mais motivados eles estarão e mais resultados trarão para a empresa.
Vantagem de conquistar funcionários
--> Ninguém gosta de sentir que alguém está lhe vendendo alguma coisa ou dizendo-lhe para fazer uma determinada tarefa.
--> Preferimos sentir que somos nós que tomamos a decisão ou estamos comprando por nossa própria vontade ou agindo de acordo com nossas próprias ideias e necessidades. Gostamos de ser consultados sobre nossos desejos, nossas vontades, nossas opiniões.
--> Diante da constatação dessa característica da maioria das pessoas, conquistar os funcionários para que vistam a camisa da empresa e comunguem da mesma visão não parece uma ideia ruim.
--> É extremamente importante e vantajoso para o alcance dos objetivos estratégicos institucionais que o funcionário entenda a missão e os valores da empresa e sinta-se parte importante disto para contribuir com os resultados de forma mais engajada e comprometida.
Dicas para gerenciar equipe
1- Conheça como seus funcionários trabalham em equipe e conheça o perfil individual para saber delegar tarefas e funções de forma mais produtiva;
2- Mantenha a comunicação aberta entre você e os funcionários;
3- Defina claramente as metas de cada empregado da empresa pois sabendo onde se deve chegar fica muito mais fácil escolher os caminhos para o alcance dos resultados.
4- Ofereça um feedback constante do tipo 360 graus.
5- Incentive a criatividade e encoraje a iniciativa de cada colaborador.
6- Inclua o trabalho em equipe na avaliação de desempenho de sua equipe;
7- Permitir autonomia e autogestão na realização dos trabalhos de rotina e reconheça as realizações individuais;
8- Foque as reuniões em resolução de problemas e as torne mais produtivas;
Dicas de resolução de conflitos
--> Seja paciente ao lidar com cenário de conflito e busque ajuda de um profissional de coach ou PNL para capacitar a equipe em noções de autoconhecimento.
--> É necessário compreender que todas as relações humanas são envoltas em conflitos pois isso é inerente ao ser humano.
--> Seja empático, e verifique qual a melhor forma de solucionar o conflito de forma imparcial e sem julgamento de valor. Lembre-se de usar técnicas de negociação onde o melhor negócio é o ganha-ganha.
--> Fique atento às atitudes individuais. Muitas vezes o melhor a fazer é realocar um funcionário em outro setor e fazer com que este perceba a importância do outro em seu trabalho e que todos juntos formam a grande engrenagem que impulsiona os resultados para a empresa e consequentemente mantêm-nos no emprego.